• Apresentação do Relatório da HRW “Eles ficam até morrer”, no Conade
Imagem de algumas pessoas com deficiência que estão sentadas no chão de um pátio fechado por portões de grades verdes à frente e ao fundo . Em último plano, um homem de costas e sem camisa olha para a rua pelas grades. Na margem inferior há uma faixa com o logotipo da Human Rights Watch, à esquerda, e à direita, um retângulo verde com os dizeres em branco “Eles ficam até morrer” - Uma vida de isolamento e negligência em instituições para pessoas com deficiência no Brasil. Imagem retirada do Relatório “Eles ficam até morrer”, pg26.
A Vice-Presidente da Federação Down, Ana Figueiredo, solicitou, na última reunião do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), dia 6/6, a aprovação, pelo Plenário, de encaminhamento de convite à Human Rights Watch Brasil (HRW) para que um dos seus representantes participasse da próxima reunião ordinária desse Conselho, para apresentação do Relatório “Eles ficam até morrer: uma vida de isolamento e negligência em instituições para pessoas com deficiência no Brasil” (https://www.hrw.org/…/d…/files/report_pdf/brazil0518port.pdf), cuja conclusão foi no sentido de que muitas pessoas com deficiência no país entram em instituições ainda quando crianças e lá permanecem por toda a vida, em péssimas condições. O pedido foi aprovado pelo Plenário, tendo sido determinada, pela Mesa, a inclusão do aludido item na pauta da próxima reunião do Conade e o envio de Ofício à HRW a fim de formalizar o convite.