“Não deixe ninguém para trás”

Este é o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down de 2019. Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades de viver vidas plenas, incluídas em condições igualitárias com os outros, em todos os aspectos da sociedade. Saiba mais sobre o tema AQUI  Vamos comemorar este dia! Envie para federacaodown@federacaodown.org.br as informações abaixo da sua programação para divulgarmos aqui em nosso site!
  • Evento ou atividade
  • Nome da entidade ou grupo
  • Data
  • Local
  • Contato para inscrições, informações e site
Acompanhe toda a programação AQUI

[NOTÍCIAS]

Pessoas com deficiência na Libéria participam de maratona de 10 quilômetros. Foto: UNMIL/Staton Winter

PRIMEIRO RELATÓRIO DA ONU SOBRE DEFICIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO APONTA LACUNAS NA INCLUSÃO.

As Nações Unidas lançaram no dia 03/12/18 seu primeiro relatório sobre deficiência e desenvolvimento, publicado por, para e com pessoas com deficiências na esperança de promover sociedades mais acessíveis e inclusivas. No mundo, existem mais de 1 bilhão de indivíduos com deficiência. Saiba mais aqui

ONU LANÇA CAMPANHA NA AMÉRICA LATINA SOBRE DIREITOS DOS JOVENS COM DEFICIÊNCIA

Divulgada em janeiro na sede da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), a iniciativa alerta para a exclusão desses jovens e também para episódios de abuso vividos por essa parcela da população. Em Santiago, no Chile, a enviada especial do secretário-geral da ONU para deficiência e acessibilidade, María Soledad Cisternas, lançou neste mês (11) uma campanha global sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência. Apresentada na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a iniciativa alerta para a exclusão desses jovens e também para episódios de abuso vividos por essa parcela da população. Leia a matéria completa AQUI     FEDERAÇÃO DOWN EM REUNIÃO NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE A presidente da Federação Down, Lenir Santos, em manifestação na 313ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, por ocasião da participação do Ministro Luiz Henrique Mandetta, em favor dos cuidados da saúde da pessoa com deficiência.           A HISTÓRIA DE LUCAS BARRÓN, O PIMEIRO PILOTO COM SÍNDROME DE DOWN A PARTICIPAR NO DAKAR. Aos 25 anos, o peruano que é viciado em todo o tipo de desportos – uma das suas grandes paixões, a par da música entre o rock e o hip hop – tem por hábito correr todos os dias, jogar futebol, nadar fazer wakeboard ou ir apenas ao ginásio. Desde pequeno que acompanha e segue de perto os desportos motorizados também por influência do pai, praticante no ativo. Agora, depois de dois “testes” exigentes nos ralis que correram bem e da necessária autorização da mãe, vai fazer dupla com Jacques no “Barrón x 2”, como copiloto. A partir de hoje, Lucas será o primeiro participante de sempre no Dakar com síndrome de Down. Veja a matéria completa AQUI

MARIA CLARA RIBEIRO DE CARVALHO, CASADA, ATRIZ, CHEF DE COZINHA E EMPRESÁRIA.

“Muitos me apontavam e diziam: não vai fazer isso, não vai fazer aquilo, sempre me impondo a certas limitações. Meus pais jamais me limitaram e sempre me deram oportunidades, me tratando como uma menina normal. Nunca devemos ficar presos a limites que querem nos impor, pois somos dono do nosso destino! E eu mudei o meu, viu? Afinal, o preconceito está nos olhos das pessoas, de quem nos vê. E nunca esteve nos meus”.  Leia a matéria completa: https://revistamarieclaire.globo.com   FEDERAÇÃO DOWN PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A presidente e vice-presidente da Federação Down, Lenir Santos e Ana Cláudia Mendes de Figueiredo, se reuniram com representantes do Instituto Alana para discutir os caminhos da inclusão escolar das pessoas com deficiência.

[DIVULGUE AQUI]

Este é um espaço para você, associada da Federação Down, divulgar notícias, atividades, histórias, etc. Envie para federacaodown@federacaodown.org.br até dia 25 de cada mês e publicaremos em nosso Boletim! O Núcleo Aprendendo Down / UESC no ano de 2018 teve como foco o tema Saúde Mental e Trabalho, Alicerces para a Cidadania, realizando inúmeras ações que educam e transformam,  encerrando este período com a suavidade do Natal e o colorido do Carnaval, no animado Baile a Fantasia, dando asas a imaginação com os  mais diversos personagens, fazendo da “Vida a Arte do Encontro”, quando mais de 100 pessoas, pessoas amigas, familiares e os nossos protagonistas na mistura da diversidade, desfrutaram realmente o direito a pertencer.

[ACONTECE]

CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN O V Congresso Iberoamericano de Síndrome de Down acontecerá dias 29 e 30 abril 2019 em Cartagena de Indias, Colômbia. Confira todas as informações pelo site: http://www.fiadown.org/web/congreso2019/     PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN Toda a programação enviada pelas instituições do Brasil afora estarão disponíveis AQUI. Se estiver organizando alguma atividade ou evento, nos envie!

Síndrome de Down. A diferença que nos une!