“Não deixe ninguém para trás”

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela entidade internacional, Down Syndrome International (DSI) como o dia 21 do 3º mês do ano por fazer alusão a trissomia do 21º cromossomo. A primeira comemoração desta data foi em 2006 e no Brasil em 2007. Em 19 de dezembro de 2011, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 21 de março como Dia Internacional da Síndrome de Down. A Assembléia Geral decidiu “designar 21 de março como Dia Mundial da Síndrome de Down, a ser observado todos os anos a partir de 2012″ Todo ano a DSI propõe um tema para esta data e neste ano o tema é “Não deixe ninguém para trás”. A Federação Down, que é filiada a DSI e segue a sugestão dos temas de todos os anos e encoraja todas as suas associadas a organizarem e participarem de atividades nesta data para aumentar a conscientização sobre o que é a síndrome de Down. O dia 21 de março já está chegando e vamos comemorar este dia! Saiba mais sobre o tema e programação pelo Brasil AQUI! Envie para federacaodown@federacaodown.org.br as informações abaixo da sua programação para divulgarmos aqui em nosso site!
  • Evento ou atividade
  • Nome da entidade ou grupo
  • Data
  • Local
  • Contato para inscrições, informações e site
 

[NOTÍCIAS]

INCLUSÃO LEVA Á UNIVERSIDADE. 

Já passa de 70 o número de pessoas com síndrome de Down que chegaram à universidade no Brasil. Os estados com maior número de universitários são São Paulo, com 18, Rio Grande do Sul, com 11 e Pernambuco, com 8. Sabe de alguém que tenha ingressado na faculdade mas não está na lista? Mande pra para o email contato@movimentodown.org.br . Saiba mais: http://www.movimentodown.org.br/2014/01/inclusao-leva-a-universidade-e-alem-2/   FEDERAÇÃO DOWN NO “SEMINÁRIO 10 ANOS, 100 REGRAS DE BRASÍLIA” No dia 21 de fevereiro a vice-presidente da Federação Down, Ana Cláudia Figueiredo, participou do “Seminário 10 anos, 100 regras de Brasília: acesso à justiça das pessoas em situação de vulnerabilidade”, no Painel sobre Capacidade jurídica e Direitos Humanos. O Seminário objetivou tratar sobre as 100 Regras de Brasilia, que é um documento internacional que traça diretrizes básicas de acesso à justiça por pessoas em condição de vulnerabilidade. O evento aconteceu dias 20 e 21/02  no auditório do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Mais informações em escola.defensoria.df.gov.br . Realização Defensoria Pública do DF e Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.   A INCLUSÃO ESCOLAR É UM DIREITO DE TODOS “A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns na rede regular de ensino coloca novos e grandes desafios para o sistema educacional. Talvez nos últimos tempos esse tem sido um dos temas que tem provocado professores das escolas comuns professores do ensino especial, pais e comunidade a realizar discussões tão acaloradas a respeito de modificações que devem ser realizadas no seio da escola que nem mesmo as três leis de diretrizes e bases conseguiram.” Confira em nosso site o artigo de Mara Lúcia Madrid Sartoretto.     MATERIAL GRATUITO SUGERE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL  Em parceria com a Nova Escola, o Instituto Alana lança mais de 500 planejamentos para a Educação Infantil. Esperam contribuir para a construção de uma aprendizagem que considera a potência e a singularidade de crianças e educadores de todo o Brasil! ? Acesse gratuitamente: https://lunetas.com.br/bncc-planejamento-educacao-infantil/?fbclid=IwAR2Qmyg7Ic_S63jObliH9KK7_7xISf1FMpDIR0UWTuanh266KFcG5rK6G4c     UMA MULHER COMO TODAS “Sou bastante vaidosa, igual a minha mãe!”, diz Liane Collares, sorrindo. Ela tem o cabelo loiro, olhos amáveis, sorriso doce, roupa bem alinhada e nitidamente escolhida a dedo. Essa é a Liane. Alegre, amorosa, de alma sensível e perfeccionista, ela gosta de contar as suas histórias nos mínimos detalhes. Tanto é que a sua vida não cabe em poucas linhas. Na verdade a vida dela é uma história merecedora de livro, livro que inclusive ela já escreveu e se chama “Liane, mulher como todas” Leia a matéria completa aqui!      

[DIVULGUE AQUI]

Este é um espaço para você, associada da Federação Down, divulgar notícias, atividades, histórias, etc. Envie para federacaodown@federacaodown.org.br até dia 25 de cada mês e publicaremos em nosso Boletim!  

[ACONTECE]

CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN O V Congresso Iberoamericano de Síndrome de Down acontecerá dias 29 e 30 abril 2019 em Cartagena de Indias, Colômbia. Confira todas as informações pelo site: http://www.fiadown.org/web/congreso2019/     PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN Toda a programação enviada pelas instituições do Brasil afora estarão disponíveis AQUI. Se estiver organizando alguma atividade ou evento, nos envie!    

Síndrome de Down. A diferença que nos une!

Quem Somos

Leave Comment