Este mês foi marcado pelas muitas atividades que aconteceram em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorada no dia 21 de março. Ficamos muito contentes com a mobilização e quantidade de atividades que aconteceu pelo Brasil todo, em todas as regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, sudeste e Sul do país, todos  motivados pelo mesmo objetivo. Sabemos que o trabalho é árduo mas no fim muito prazeroso ao saber que estamos contribuindo para aumentar a conscientização sobre o que é a síndrome de Down e continuar firme na luta em favor do desenvolvimento global das pessoas com síndrome de Down e de sua qualidade de vida, bem como defender seus direitos e garantias fundamentais, os valores da vida, ética, solidariedade, inclusão escolar, laboral e social, em especial o de viver plenamente em sociedade. Parabéns a todos que organizaram e participaram dos eventos! Confira abaixo algumas das participações da Federação Down:   >> PARTICIPAÇÃO NO WDSD 2019, ONU EM NOVA YORK A Federação Down, representada pela sua presidente Lenir Santos, participou no  dia 21/03/19, da Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down em Nova York-EUA, organizado pela entidade DSI (Down Syndrome International) e ONU. O evento teve como foco no conceito e a prática da educação plenamente inclusiva; programas inovadores que oferecem oportunidades para todas as pessoas, incluindo aqueles com síndrome de Down e; envolver as partes interessadas para divulgar a mensagem de que as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades de educação. Veja mais: http://federacaodown.org.br/index.php/2019/03/22/federacao-down-na-wdsd-conference-nova-york-2019/ Aproveitamos a oportunidade para expressar nosso agradecimento ao grande apoio que o Instituto Alana tem concedido à Federação Down, incentivando em nossas atuações. Nosso agradecimento especial pela articulação que possibilitou a nossa presença no evento da ONU, organizado pela Down Syndrome International (DSI), com participação na mesa de conferencistas. Estamos certos de que parcerias como essas só engrandecem a atuação da sociedade na defesa do direito das pessoas em situação de deficiência para a construção de uma nação mais justa e menos desigual.     >> ENTREVISTA PARA TV CÂMARA No dia 11/03 a TV Câmara entrevistou a vice-presidente da Federação Down, Ana Claudia Mendes de Figueiredo, sobre relevantes Projetos de Lei que envolvem as pessoas com deficiência e sobre os desafios para sua inclusão.             >> MOÇÃO DE LOUVOR NA CÂMARA LEGISLATIVA DO DF Federação Down recebeu, representada pela Jéssica Mendes de Figueiredo, vice-diretora regional, Moção de Louvor na Câmara Legislativa do DF, durante a Sessão Solene em Comemoração ao dia 21 de março.  Em mais de 20 anos de atuação, em parceria com a sociedade e poder público, alcançamos importantes conquistas e continuamos atuando para o pleno desenvolvimento da pessoa com síndrome de Down, sua qualidade de vida e o alcance de uma sociedade inclusiva. Seguimos na luta!     >> HOMENAGEM A VICE-DIRETORA REGIONAL DA FEDERAÇÃO DOWN Jéssica Mendes de Figueiredo, vice-diretora regional e co-coordenadora do Grupo de Autodefensores da Federação Down, será homenageada no dia 21/03 no Senado Federal pelo seu trabalho em prol da inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. Somos muito honrados por poder ter feito essa indicação e por tê-la como nossa representante. O seu relevante empenho no movimento da defesa e promoção de direitos de pessoas com deficiência e da inclusão social de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências nos enche de orgulho. Parabéns Jéssica!       >>PROGRAMA PARTICIPAÇÃO POPULAR Dia 25/03, na TV Câmara no programa Participação Popular foi discutido sobre a Síndrome de Down – desafios para a inclusão, com participação da Vice-presidente da Federação Down Ana Claudia Mendes de Figueiredo, a Vice-diretora regional e Co-Coordenadora do grupo de autodefensores Jéssica Mendes e Patrícia Almeida do Movimento Down. Confira   >> PALESTRA DO AUTODEFENSOR DA FEDERAÇÃO DOWN NO SENADO FEDERAL Confira a palestra do Samuel Sestaro, autodefensor da Federação Down, no evento no Senado Federal no dia 21/03 em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, clique aqui.         >> VÍDEO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN “Eu sou um adulto que trabalho, tenho minhas responsabilidades e me divirto, assim como você” (Leonardo Oliveira, 35 anos). Confira o vídeo que preparamos em comemoração ao Dia Internacional da síndrome de Down. Não deixe ninguém para trás!

[NOTÍCIAS]

ALANA DOWN SYNDROME CENTER A Federação Down tem a satisfação de compartilhar que dia 20/03/2019, o Alana e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) irão oficializar parceria para a criação do Alana Down Syndrome Center e de um fundo de tecnologias para inclusão. Esse investimento irá fomentar o desenvolvimento de tecnologias assistivas, bolsas de estudo e criação de um programa de pesquisas multidisciplinares em neurociência, biologia, genética, engenharia e ciências da computação. O objetivo é contribuir com pesquisas que, num futuro próximo, possam melhorar a qualidade de vida e ampliar a autonomia de pessoas com síndrome de Down para a sua plena participação social. Saiba mais: http://federacaodown.org.br/index.php/2019/03/20/alana-down-syndrome-center-no-mit/   3º ENCONTRO NACIONAL DE AUTODEFENSORES FEDERAÇÃO DOWN Dez pessoas com síndrome de Down, oriundas das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, participavam do 3º Encontro Nacional de Autogestores/ Autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD, que aconteceu entre os dias 2 a 5 de março, no Hotel Meliá, em Brasília, e teve como objetivos, entre outros, o de aprofundar o debate acerca de temas importantes à formação dos Autodefensores dessa entidade, como o seu papel no movimento em prol da inclusão social das pessoas com deficiência. Além dos debates, houve momentos de descontração, como o passeio turístico para conhecer os principais monumentos de Brasília e a confraternização na festa de encerramento. Confira mais detalhes sobre este encontro em nosso site, clique aqui!

[DIVULGUE AQUI]

Este é um espaço para você, associada da Federação Down, divulgar notícias, atividades, histórias, etc. Envie para federacaodown@federacaodown.org.br até dia 25 de cada mês e publicaremos em nosso Boletim! Estamos muito felizes com a filiação do Instituo Meta Social – IMS, que, juntamente com todas as outras associadas, muito nos contribuirá para fortalecer ainda mais este movimento. O IMS tem por finalidade, individualmente ou em parceria com outras entidades, a promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, a promoção da diversidade, o desenvolvimento humano, a diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social, o desenvolvimento de projetos com vistas à criação de condições e oportunidades para que crianças, jovens e adultos possam ampliar plenamente seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, sendo seus objetivos alcançados por meio de programas e ações nas áreas de cultura, entretenimento, saúde, trabalho, construção do conhecimento, qualidade de vida, cidadania, esportes, artes, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e inclusão. Saiba mais sobre o Instituto Meta Social em: https://www.metasocial.org.br/

[ACONTECE]

CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN O V Congresso Iberoamericano de Síndrome de Down acontecerá dias 29 e 30 abril 2019 em Cartagena de Indias, Colômbia. Confira todas as informações pelo site: http://www.fiadown.org/web/congreso2019/   ASSEMBLEIA DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE SÍNDROME DE DOWN No uso das atribuições previstas no Art.30 do Estatuto Social da FBASD, a presidente Sra. Lenir Santos, convoca a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 13 de abril de 2019, às 10h00 em  Campinas/SP. Nesta ocasião serão apresentados os relatórios de atividades e financeiro e Eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para Triênio Maio/2019 a Maio/2022, além de outros assuntos.

Protagonismo e Autonomia. É nisso que acreditamos!