O Congresso Mundial de Síndrome de Down (WDSC) organizado pela Down Syndrome International aconteceu de 25 a 27 de julho, em Glasgow, Escócia. Mais de 1.200 pessoas de todo o mundo participaram do evento de quatro dias e representando o Brasil e a Federação Down estavam o Samuel Sestaro, vice-diretor regional Sudeste;Jéssica Cardoso do Comitê deEducação e Vilma Sestaro, Suplente. Confira o que aconteceu por lá:

Samuel Sestaro se apresentou no Congresso e em inglês ele falou sobre quem é e suas experiências. Confira sua apresentação!

 
Foto da abertura do Congresso, com as bandeiras de países participantes
Mais um brasileiro que se apresentou no Congresso: Danny, do canal Down News no YouTube!
               
Jéssica, representante de Dubai e Vilma. O próximo Congresso acontecerá em 2020 em Dubai.
                Relato de Jessica Pereira Cardozo, do Comitê de Educação da FBASD, sobre o Congresso: “O Congresso mundial sobre síndrome de Down aconteceu nos dias 24 a 27.07, iniciando, para os profissionais da área da saúde, em 23.07, com palestras exclusivas e atualizadíssimas. Foram 4 dias em um mergulho incrível de muito conhecimento, conversas e novas amizades!! Pessoas de todos os continentes, com suas experiências e culturas. Compartilhamos sorrisos, histórias e contatos o tempo todo!! E claro, muitas palestras, sempre fundamentadas em resultados de pesquisas científicas!! Estou falando de Ciência… Investimento em pesquisa, dados, números.. que geram argumentos e respostas consistentes e fidedignas!!  As principais (atenção, porque havia muitas ) circundaram os temas de Distúrbios do Sono e Apneia Obstrutiva do Sono, Saúde Mental, Doença Celíaca, Demência e Alzheimer. Foram mais de 10 palestras por horário e um total de 6 a 7 por dia. Me dividia entre as de saúde, trabalho, desenvolvimento e terapias, mas tinha em minha agenda, principalmente, as palestras de autogestores. Afinal é disso que se trata: empoderamento, protagonismo e participação social! Embora tenha perdido palestras de muitos países, consegui assistir jovens e adultos do Brasil, Turquia, Estados Unidos e Austrália. Esse é o ponto, esse é o gás e a meta!!!  Terminei em lágrimas, de tanta emoção!! Emoção e gratidão por poder viver todas aquelas experiências!! Dessa vez estávamos em cerca de 16 brasileiros, mas tenho certeza que seremos muitos mais em Dubai!!! O resumo das principais palestras pode ser visto nas páginas do Singularidade Down e do Chat21. À Amor pra Down, todo meu carinho! À FBASD, temos muito trabalho pela frente!  

[NOTÍCIAS]

ARTIGO SOBRE O PLS 757/2015 Confira artigo sobre o PLS 757/2015 – Projeto de Lei do Senado que mantém o reconhecimento da capacidade civil das pessoas com deficiência intelectual e mental – , cujo prazo para interposição de recurso, no sentido da apreciação da matéria pelo Plenário do Senado, terminou em 04.07.2018. Embora não tenha sido apresentado recurso, foi verificada, na revisão final, a necessidade de adequações e ajustes de técnica legislativa (Lei Complementar nº 95/ 1998), motivo pelo qual o Projeto foi devolvido à CCJ para as adequações propostas. Após isso, o PLS seguirá para a Câmara dos Deputados, por Ana Caudia Mendes de Figueiredo , Vice-Presidente da Federação Down. https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/reconhecimento-da-capacidade-civil-de-pessoas-com-deficiencia-intelectual-e-mental-02072018   ACONTECEU A I REUNIÃO DOS VICE-DIRETORES REGIONAIS DA FEDERAÇÃO DOWN Na manhã do sábado, dia 23/06, em Campinas-SP, a Federação Down realizou sua I Reunião dos Vice-diretores Regionais, Jessica M Figueiredo(da Região Centro-Oeste), Florença Sanfelice(da Região Sul) e Samuel Sestaro (da Região Sudeste). A Débora Seabra (da Região Nordeste) não pode participar, por conta de compromisso profissional, e a vaga de Diretor da Região Norte ainda não foi preenchida. O principal objetivo do encontro foi conversar um pouco sobre o movimento em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, sobre o papel da Federação Down no movimento e sobre aspectos importantes para a participação desse grupo na Assembleia da Federação Down, que aconteceu no período da tarde. A Federação Down é composta por Diretores Regionais e a cada um deles corresponde um Vice-Diretor Regional com síndrome de Down, que tem como principal função defender, diretamente ou juntamente com o Diretor Regional, os interesses da Federação e os direitos das pessoas com síndrome de Down na região.   CARREFOUR E AMANKAY LANÇAM “GUIA DO EDUCADOR INCLUSIVO” O projeto “Práticas e Desafios da Educação Inclusiva”, visa fortalecer o processo de inclusão nas escolas brasileiras. Para isso, foi desenvolvido o “O Guia do Educador Inclusivo”, composto por oito capítulos, que serão publicados online conforme ficarem prontos. O Projeto “Práticas e Desafios da Educação Inclusiva” tem o apoio do Carrefour e do Instituto Carrefour e conta com a participação da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação/Ribeirão Preto. A realização é do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, sob a coordenação de Marta Gil. O site do “Guia do Educador Inclusivo” www.amankay.org.br/educadorinclusivo foi construído segundo critérios de acessibilidade digital e tem ferramenta de busca. O download é gratuito; é possível baixar, salvar ou imprimir o conteúdo todo ou apenas o tópico de interesse. Já foram publicados cinco capítulos. Confira aqui!  

[ACONTECE]

EDITAL VIDEOCAMP DE FILMES As inscrições para o Edital Videocamp de Filmes – Edição 2018 já se encerraram. O anúncio dos finalistas será no dia 1 de setembro! Fique ligado no site do edital e na página para não perder os próximos capítulos! http://www.videocamp.com/edital2018       Garanta a sua participação no 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. Inscreva-se AQUI     V CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN Em Cartagena, Colômbia nos dias 29 e 30 de abril de 2019 com o tema “Multiplicando Oportunidades de Inclusão”. Se houver um mínimo de 40 pessoas inscritas, antes do dia 28 de fevereiro do 2019, que falem português, a organização do congresso disponibilizará a tradução simultânea. A Federação Down convida você para participar – famílias, profissionais, autodefensores, vamos formar um grande grupo e trocar experiências! Criamos um grupo no whatsapp para essa troca relacionada ao Congresso, se houver interesse em participar, envie parafederacaodown@federacaodown.org.br o seu nome, nº de celular, se faz parte de alguma entidade/grupo e cidade. Vamos juntos multiplicar a inclusão!  

Protagonismo e autonomia. É nisso que acreditamos.

Quem Somos

Leave Comment