Manifesto em prol do direito à vida inclusiva da pessoa com deficiência

A Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, composta pela Federação Down, outras entidades e coletivos vinculados à causa da deficiência, com o apoio de entidades internacionais, torna pública a sua defesa ao direito das pessoas com deficiência a uma vida inclusiva e de qualidade. A Rede de Inclusão definiu premissas essenciais à efetivação dos direitos assegurados, no ordenamento jurídico brasileiro, às pessoas com deficiência. Confira a versão completa em português do MANIFESTO REDE BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – 20-12-2018 Versão inglês do Manifesto Rede Inclusão [Inglês] A Metrópoles noticiou a entrega, a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, do Manifesto. Confira AQUI!  

Inclusão social começa com inclusão familiar

Sidney Rabelo e sua filha Mariane na praia Jabaquara em Ilhabela – lugar de acesso íngreme e bastante difícil. A cadeira de rodas e todas as suas dificuldades físicas não foram impedimentos para aproveitar o sol, o mar, a paisagem. Ela e sua família curtindo as férias de modo amoroso e inclusivo. Exemplo de aceitação, respeito, inclusão e amor. Com atitudes como essas podemos ir mudando o nosso entorno e o mundo. Parabéns Mariane pela linda família que lhe acolhe de modo amoroso e respeitoso. Parabéns pai, mãe, irmãos.        

         

[NOTÍCIAS]

CERIMÔNIA DE ENTREGA PRÊMIO BRASIL MAIS INCLUSÃO

No dia 05 de dezembro, mesmo dia que se comemora o dia internacional do voluntariado, Débora Seabra de Moura, vice-diretora regional Nordeste da Federação Down, acompanhada de familiares e amigos, recebeu na Câmara dos Deputados em Brasília o Prêmio Brasil Mais Inclusão, que reconhece os esforços e a militância na causa das pessoas com deficiência destacando o protagonismo e autonomia tanto buscadas por cada família mundo afora. Saiba mais AQUI     PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS NACIONAIS A Federação Down participou do processo de eleição e foi eleita em dois Conselhos Nacionais. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) com mandato que dura até 2021, representada pela presidente Lenir Santos como titular e no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) no mandato que dura até 2020, representada pela vice-presidente Ana Cláudia Mendes de Figueiredo como titular e a diretora regional Glauciane Santana como suplente. Atuante há mais de 10 anos em ambos conselhos, mantemos nossa posição na construção coletiva na defesa de direitos, da saúde, inclusão e qualidade de vida de e para as pessoas com deficiência.   NOTA TÉCNICA SOBRE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE ANOMALIAS E MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS Nota Técnica, elaborada pela Federação Down, sobre a Lei n. 13.685, de 2018, que a altera o artigo 4º da Lei n. 12.662, de 2012 que dispõe sobre a Declaração de Nascido Vivo (DNV), para estabelecer que a referida Declaração deverá conter um campo para a descrição, quando presente, de malformações congênitas ou anomalias de recém-nascidos Aplica-se à síndrome de Down? Saiba mais a respeito, acesse: NOTA TÉCNICA SOBRE A LEI N. 13.685_DNV  
Crianças celebram aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foto: ONU/Mark Garten

70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Dia 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e neste ano a celebração de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 1948. “Artigo 1.º Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Saiba mais sobre este documento e sua história AQUI   PROJETO DO Instituto JNG Projetos de Inclusão Social DE MORADIA INDEPENDENTE. O JNG iniciou sua jornada há 5 anos, com o propósito de sensibilizar a sociedade brasileira a respeito das moradias independentes para pessoas com deficiência intelectual. Atualmente, o instituto já está consolidado como fonte e referência sobre o tema, colaborando com gestores governamentais e formuladores de políticas públicas no papel de especialista, tendo proposto um conjunto de ações para a regulamentação dos artigos 31, 32 e 33 da Lei Brasileira da Inclusão. O projeto de Moradia Independente é uma nova forma de pensar sobre independência e autonomia para pessoas com deficiência intelectual. Conheça mais sobre o projeto e colabore: http://www.institutojng.org.br/modelo-moradia   FELIZ ANO NOVO! A Federação Down deseja que 2019 seja de muitas alegrias para todos nós! Boas Festas!    

[DIVULGUE AQUI]

Este é um espaço para você, associada da Federação Down, divulgar notícias, atividades, histórias, etc. Envie para federacaodown@federacaodown.org.br até dia 25 de cada mês e publicaremos em nosso Boletim! APADAM foi eleita para compor o CONEDE Amazonas.  A nossa associada de Manaus, APADAM (Associação de pais e amigos do Down no Amazonas), foi uma das entidades eleitas para compor o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Amazonas no biênio 2019-2021. Parabenizamos a entidade por esta conquista!  
Participantes da reunião de eleição do CONEDE/AM
Hoje 10/12, foi dia de eleição para Conselheiros do CONEDE/AM, quando foram eleitas 20 OSCS, para o biênio 2019/2021, para representar a sociedade civil do CONEDE/AM. E a APADAM, sente o maior orgulho de ter sido uma das entidades eleita.  O nosso Muito obrigado á Dra. Nancy Segadilha Presidente do CONEDE/AM, bem como, ao Secretário Executivo da SEPED Sr. Ronaldo André Bácry Brasil. Parabéns a Comissão Eleitoral do CONEDE-AM pela Transparência e Lisura no pleito, o nosso muito obrigado a Dra. Thais Barreto; Gilson Mauro; Antônia Muniz e Waleska Pereira, da Comissão Eleitoral. A APADAM, agradece muito em poder continuar a fazer parte do conselho ao lado de grandes e renomadas Instituições que lutam e defendem pessoas com todos os Tipos de Deficiências. OSCS eleitas para o biênio 2019/2021: AAPPNE; ABRIGO MOACIR ALVES; ACEM; ADEFA; ADEMI; ADIAM; ADVAM; AMA; APADAM; APAE-IRANDUBA; APAE-MANAUS; ASMAM; CVI-AM; IAAM; IAUDAM; INSTITUTO FILIPPO SMALDONE; ISAT; MORHAN-AM; PESTALOZZI-MANAUS e UDEVIMA. Omar Maia dos Santos – Presidente da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas – APADAM / Diretor Regional Norte da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD e Conselheiro do CONEDE / Am”   

[ACONTECE]

  CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN O V Congresso Iberoamericano de Síndrome de Down acontecerá dias 29 e 30 abril 2019 em Cartagena de Indias, Colômbia. Confira todas as informações pelo site: http://www.fiadown.org/web/congreso2019/   DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN, 21 de março

“Não deixe ninguém para trás” – Tema do Dia Internacional da Síndrome de Down 2019. Saiba mais AQUI.

           

Protagonismo e autonomia. É nisso que acreditamos!

Quem Somos

Leave Comment