A Rede Regional para a Educação Inclusiva lança hoje a campanha “Vamos começar na Escola“, que consiste de uma série de vídeos e elementos gráficos que procuram mostrar que a exclusão que as pessoas com deficiência enfrentam em suas vidas é em grande parte explicada pela exclusão que experimentaram anteriormente no sistema educacional, e conscientizam sobre a necessidade de o Governo garantirem seu direito à educação inclusiva.

Na América Latina, o direito à educação para pessoas com deficiência é sistematicamente violado. Muitos deles são absolutamente excluídos do sistema educacional, por que não frequentam escolas especiais ou regulares e são forçados a permanecer em ambientes de saúde ou assistência social, enquanto outros são segregadas em escolas especiais onde recebem educação inferior baseados em uma lógica segregatória que limita sua inclusão em ambientes futuros.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, prevê, no artigo 24, que as pessoas com deficiência têm o direito de estudar e aprender em escolas regulares com apoio e ajustes necessários, e que não pode ser excluído do sistema de ensino geral. No entanto, as normas, políticas e práticas educacionais nos países da região continuam a refletir a persistente discriminação contra esse grupo.

Somente garantindo que todos nós nos eduquemos nas mesmas escolas podemos construir uma sociedade mais igualitária e justa que ofereça as mesmas oportunidades. Vamos começar na escola!

 

Sobre:
O RREI é uma coalizão de organizações de e para pessoas com deficiência, familiares e os direitos humanos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, que trabalha para os direitos das pessoas com deficiência à educação inclusiva uma escola para todos. Seu objetivo é politicamente influência nos níveis nacional, regional e internacional para os Estados para garantir o direito de todas as pessoas com e sem a deficiência à educação inclusiva, em conformidade com mandatos internacionais, em particular o artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n. 4

Vídeo da Campanha (em português)

Vídeo da Campanha (em espanhol)