A Federação Down tem a satisfação de compartilhar que dia 20/03/2019, o Alana e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) irão oficializar parceria para a criação do Alana Down Syndrome Center e de um fundo de tecnologias para inclusão.

Esse investimento irá fomentar o desenvolvimento de tecnologias assistivas, bolsas de estudo e criação de um programa de pesquisas multidisciplinares em neurociência, biologia, genética, engenharia e ciências da computação. O objetivo é contribuir com pesquisas que, num futuro próximo, possam melhorar a qualidade de vida e ampliar a autonomia de pessoas com síndrome de Down para a sua plena participação social.

O Alana Down Syndrome Center será formado pelo trabalho de uma rede colaborativa de laboratórios, que reúne os melhores pesquisadores de cérebro, memória e cognição do mundo. A equipe será liderada por duas cientistas internacionalmente reconhecidas: a Dra Li-Huey Tsai, especialista em estudos sobre envelhecimento e Alzheimer (doença com alta prevalência em síndrome de Down), e a Dra Angelika Amon, especialista em análise cromossômica.

Além do centro de pesquisa, a iniciativa contará com o programa de tecnologia, em que pesquisadores receberão apoio e incentivo para projetar e desenvolver tecnologias que possam aumentar a participação de pessoas com deficiência na educação, no trabalho e na comunidade.

A criação do centro de pesquisas, do programa de bolsas de pós-graduação e do programa de fomento à tecnologia contou com o investimento de cerca de 30 milhões de dólares, que serão utilizados nos próximos anos.  Esta parceria representa também a crença do Alana no pleno desenvolvimento do potencial humano, nas liberdades fundamentais e no respeito à diversidade.

O trabalho poderá ser acompanhado pelo site http://alana.mit.edu. A Federação Down foi convidada para a cerimônia de lançamento do Alana DSC, que será transmitida ao vivo no dia 20/03, das 12h às 13h30 (horário de Brasília), pelo link: http://web.mit.edu/webcast/picower/spr19/

Veja aqui o vídeo que apresenta o propósito dessa iniciativa: