A FBASD, em mais um projeto direcionado à melhoria da atenção à pessoa com síndrome de Down em todas as áreas da vida, encaminhou ofício à Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, solicitando que o a mesma fizesse, via indicação, pedido para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inclua, a partir do próximo censo, informações sobre pessoas com síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21).

Em decorrência dessa demanda e certamente de outros pedidos em sentido similar, foi designada audiência pública extraordinária para discutir o assunto, agendada para o próximo dia 08/05 às 15 horas, na Câmara dos Deputados, em Plenário a ser definido.

A solicitação de inclusão de detalhamento no CENSO do IBGE sobre essa população tem como objetivo, em última análise, a implementação e efetivação de políticas públicas destinadas à inclusão das pessoas com síndrome de down e à promoção de igualdade de oportunidades.

Para debater sobre o tema, foram convidados os seguintes expositores:

– Sra. Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira, Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; (Confirmada)

– Sr. Filipe Trigueiro, Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Conade; (Confirmado)

– Srª Juliana Souza de Queiroz, Pesquisadora na Coordenação do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE;

– Srª Luanda Chaves Botelho, Analista Socioeconômica da Coordenação de População e Indicadores Sociais da Diretoria de Pesquisas do IBGE; (Confirmada)

– Sra. Cinthia Lociks de Araújo, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Departamento de Ações Programáticas Estratégica do Ministério da Saúde; (Confirmada)

– Sr. Wederson Rufino dos Santos, Doutor em Sociologia, assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB.