13/08/1994

• Idealização da Federação por pais, mães e profissionais brasileiros que participaram do “Primeiro Congresso Nacional sobre Síndrome de Down”, ocorrido em Buenos Aires, com a eleição e posse de uma diretoria provisória.

16/06/1995

• Eleita a primeira diretoria efetiva da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, no II Encontro Mineiro sobre Síndrome de Down, realizado em Belo-Horizonte.
  • Os primeiros anos da instituição foram dedicados à estrutura organizacional, administrativa e de infraestrutura, tendo sido requerido nesse período, junto à Receita Federal, o CNPJ de  Nº 00.871.306/0001-13.

1996

• A Federação tomou posse no Conselho Consultivo da CORDE- Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência/SEDH/PR, substituído atualmente pelo CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o intuito de defender os direitos das pessoas com deficiência e de contribuir para a elaboração das políticas públicas, em que envolvidas essas pessoas.

1998

• Foi assinado um Contrato de Comodato junto à Secretaria de Patrimônio da União, fundamental para estabelecer a sede da Federação em Brasília.

1999

• Foi concedido à entidade o Título de Utilidade Pública Federal, pelo Ministério da Justiça, publicado no DOU de 26 de outubro do mesmo ano.
  • Tomou posse no CONADE/SDH/PR – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão superior de deliberação colegiada.
  • Em pouco mais de 3 anos de sua fundação, a Federação já contava com um total de 40 entidades, distribuídas geograficamente em 4 regiões.

2000

• Somavam 46 associações e mais 11 entidades em formação, das quais 6 estavam localizadas na Região Norte.

2004

• A entidade passou a ter assento no Conselho Nacional da Saúde-CNS, do Ministério da Saúde, órgão de deliberação colegiada que trata das políticas de atenção às pessoas com deficiência, no âmbito da saúde.

EM CONSTRUÇÃO