A RIBDOWN (Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto) é uma entidade sem fins lucrativo, civil de interesse público que tem como objetivo primordial a inclusão das pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências em todos os níveis da sociedade.

Foi fundada em 1998 por familiares de crianças com Síndrome de Down que ambicionavam promover os Procedimentos-Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências* em nossa sociedade (Declaração de Salamanca, 1994).

MISSÃO
Defender e garantir os direitos das pessoas com deficiência a partir da busca de condições que promovam sua autonomia.
VISÃO
Ser uma organização de referência em nível nacional para orientação em questões que promovam autonomia das pessoas com deficiência.
VALOR
Direitos Humanos, Protagonismo da pessoa com Deficiência, Vida Autônoma, Dignidade, Emancipação.

Programa Mediação Familiar

O  programa  de ação Mediação  Familiar  tem  como  base  o  Projeto  Roma,  desenvolvido  pelo  professor  espanhol  Miguel  Lopes  Melero, da universidade de Málaga na Espanha. O projeto Roma  parte  de  princípio   de  que  o  desenvolvimento  da  inteligência  está  condicionado  pela  “qualidade”  do  contexto  de  vida  do  indivíduo,  inicialmente  na  família,  depois  na  escola  e,  mais  tarde,  na  sociedade  (MELERO,  2003). Assim, as atividades do programa estão previstas para atender crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses com deficiência intelectual e seus familiares, visando promover a qualificação dos contextos que estão inseridos e nas relações interpessoais. Objetivo Geral: Promover encontros com as pessoas com deficiência e suas famílias para possibilitar discussões e reflexões que visam a defesa e a garantia dos direitos fundamentais a  estas  pessoas  e  na  busca  da  autonomia  e  emancipação  econômica,  política  e  social  da  pessoa  com  Deficiência.

Programa Mediação Escolar

Este programa visa promover espaços de reflexão para identificar e remover as barreiras que, impedem a pessoa com deficiência de seguir seu processo de apropriação do conhecimento a partir são da compreensão da deficiência na perspectiva do modelo social previsto na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o qual prevê a deficiência enquanto uma relação do sujeito com impedimentos de longo prazo com o ambiente e suas barreiras que impedem sua plena e efetiva participação social. Objetivo Geral: Promover espaços de reflexão para identificar e remover as barreiras que, impedem a pessoa com deficiência em seu processo de apropriação do conhecimento no espaço da escola.

 

Programa Formação Continuada

O projeto prevê ações diversificadas relacionadas às mídias sociais (produção de conteúdo para site, Facebook, Youtube), eventos de formação para a rede, participação em eventos científicos e produção de material impresso (cartilha) para informação acerca dos direitos das pessoas com deficiência. Objetivo Geral: Proporcionar formação continuada para a rede setorial pública e privada, para o sistema de garantia de direitos, para as pessoas com deficiência, familiares e público em geral com o objetivo de propagar o modelo social de deficiência, difundir informações sobre direitos destas pessoas e refletir sobre preconceitos e estereótipos que constituem barreiras que impedem a participação da pessoa com deficiência na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

 

Programa Articulação de Redes

É na perspectiva de combater a violação institucional dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, que o programa Articulação de redes, irá realizar levantamento de dados in loco juntos a rede de atendimento em Ribeirão Preto, sendo as políticas públicas setoriais de: educação, saúde, assistência social, trabalho, cultura e esporte, dar visibilidade às crianças e adolescentes com deficiência, definindo suas demandas e propondo a ação de rede para garantia de direitos.  Objetivo Geral: Mapear a rede de atendimento da criança e do adolescente com deficiência em Ribeirão Preto, promovendo à proteção social da pessoa com deficiência, e combatendo a violação institucional dos direitos da criança e do adolescente.

 

www.ribdown.org.br

Youtube Ribdown

Instagram @ribdown

 

Mais Informações:

Phone: (16) 3013-5667

Mídia Social