A Fundação Síndrome de Down desde sua origem em 1985 tem como fundamento a qualidade de vida da pessoa com síndrome de Down. Toda a sua estrutura, organização e funcionamento sempre visou ao seu desenvolvimento integral desde a sua gestação, considerando-se todo o seu entorno: a família, a comunidade, a sociedade, a escola, o trabalho e demais situações que lhe digam respeito.
A pessoa com síndrome de Down deve ser vista primeiramente como uma pessoa com necessidades físicas, espirituais, afetivas, emocionais como qualquer outra pessoa e ter considerada a partir daí as suas diferenças genéticas no sentido de integração e não de isolamento, considerando-a em todas as suas dimensões de vida, com suas dificuldades e facilidades sempre no sentido de permitir sua autodeterminação e a construção de uma identidade que lhe permita exercer o direito de ter um lugar na sociedade onde possa exercer as suas capacidades e competências.
A Fundação desenvolve seus programas e projetos garantindo à pessoa com síndrome de Down e sua família os apoios necessários e todas as condições que lhe permitam viver de maneira plena dentro de suas possibilidades, superando obstáculos e barreiras impostas pelo preconceito, em alguns casos até mesmo familiares.
As atividades são planejadas e desenvolvidas de acordo com o Modelo Social de atendimento à pessoa com deficiência, no qual considera-se o percurso de desenvolvimento de cada pessoa e não propõe-se intervenções que visam antecipar ou acelerar este desenvolvimento. Assim, o trabalho é realizado por meio de estudo de caso, no qual são priorizadas as demandas trazidas pela pessoa com deficiência, expressas por familiares ou por ela mesma.
A Fundação oferece apoio as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa atendida, realizando mediações nos contextos da educação, saúde, lazer e mercado de trabalho, organizada em cinco serviços: atenção terapêutica, educação especial, apoio a vida adulta, formação e inclusão no mercado de trabalho e atenção a família.
www.fsdown.org.br @fsdown

Working hours

  • Monday
    9:00 AM7:00 AM
  • Tuesday
    9:00 AM7:00 AM
  • Wednesday
    9:00 AM7:00 AM
  • Thursday
    9:00 AM7:00 AM
  • Friday
    9:00 AM7:00 AM
  • Saturday
    Fechado
  • Sunday
    Fechado

Mais Informações:

Phone: (19) 3790 2818

Mídia Social