A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down compartilha e convida você para participar e mobilizar a campanha para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2020 (World Down Syndrome Day – WDSD).

O tema e campanha é sugerido pela entidade internacional Down Syndrome Internacional – DSI e seguimos juntos para criar uma única voz global para defender os direitos, a inclusão e o bem-estar das pessoas com síndrome de Down. Vem com a gente!

Tema deste ano : NÓS DECIDIMOS – Garantir que todas as pessoas com síndrome de Down possam participar plenamente da tomada de decisões sobre assuntos relacionados a elas ou que afetam suas vidas.

Trabalhando com as organizações de defesa da síndrome de Down em nossa rede global e no movimento mais amplo da deficiência, a campanha procura transmitir:

• o princípio “Nós decidimos”, que expressa que as pessoas com síndrome de Down sabem o que é melhor para elas e que as pessoas com síndrome de Down devem ser valorizadas como colaboradores integrais e essenciais para todas as comunidades do mundo;
  • que a participação é um princípio central dos direitos humanos, permitindo que os indivíduos desempenhem um papel significativo no desenvolvimento de todas as sociedades democráticas, bem como de suas comunidades;
  • que a participação efetiva e significativa das pessoas com deficiência, por meio de suas organizações representativas, é fundamental para a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), reiterada em setembro de 2018 pelo Comentário Geral nº 7 da Comissão da CDPD; e
  • que atualmente não há consulta e envolvimento de pessoas com síndrome de Down por meio de suas organizações representativas no desenvolvimento e implementação de políticas e programas em todo o mundo, que devem ser abordados.

A campanha irá:

Capacitar as pessoas com síndrome de Down, aqueles que as apoiam e suas organizações representativas, a advogar por sua participação efetiva e significativa;

Entrar em contato com as principais partes interessadas, incluindo profissionais de educação, saúde e assistência social, empregadores, comunidade e órgãos públicos, o movimento mais amplo sobre deficiências, a mídia e a comunidade em geral para disseminar esta mensagem e trazer mudanças.

A campanha consiste em:

• A chamada à ação “Nós decidimos”, que solicitamos que você incorpore em todas as suas atividades WDSD;
  • Um pacote de recursos que consistirá em vários recursos acessíveis, explicando os principais elementos da campanha e mostrando como capacitar pessoas com síndrome de Down, aqueles que as apoiam e organizações representativas e como alcançar os principais interessados;
  • O evento de vídeo global do WDSD. Solicitaremos às organizações nacionais de defesa da síndrome de Down que trabalhem com 1 ou mais pessoas com síndrome de Down e façam um curta-metragem baseado na chamada “Nós decidimos”. O DSi editará todas as entradas de vídeo nacionais e as publicará no canal do DSi no YouTube https://www.youtube.com/user/DSiWDSD;
  • A Conferência WDSD no QG das Nações Unidas em Nova York – https://www.worlddownsyndromeday2.org/event/wdsd-new-york-2020;
  • O evento WDSD nas Nações Unidas em Genebra – https://www.worlddownsyndromeday2.org/event/wdsd-geneva-2020;
  • Use as seguintes hashtags nas mídias sociais #WorldDownSyndromeDay #WeDecide

#LotsOfSocks (campanha de meias coloridas, alusivas aos cromossomos)

Além disso, temos o prazer de apresentar o projeto oficial #LotsOfSocks para o WDSD 2020 – https://www.worlddownsyndromeday2.org/event/lots-of-socks-2020. O design foi inspirado em Jijo Das, um jovem com síndrome de Down e o artista por trás do Art Of My Optimus – https://artofmyoptimus.com/

A loja WDSD está aberta para pré-encomendas (as pré-encomendas serão enviadas a partir de meados de janeiro de 2020) – https://shop.worlddownsyndromeday.org/

Se você deseja fazer um pedido grande, entre em contato com tina.bealing@ds-int.org

Envie seu pedido o mais rápido possível, para que possamos garantir a entrega o mais cedo possível em 2020.

Atividades WDSD

Esperamos ansiosamente celebrar o maior e melhor Dia Mundial da Síndrome de Down com você em 21 de março de 2020.