ACONTECEU O II ENCONTRO NACIONAL DOS AUTOGESTORES O II Encontro Nacional dos Autogestores da Federação Down, que aconteceu nos dias 21 e 22/09, em São Paulo, foi um sucesso. Estavam presentes doze autogestores/as de várias cidades brasileiras e três facilitadoras, além de observadores/as em alguns momentos. O objetivo do encontro foi conhecer um pouco mais sobre o movimento de autodefensores no Brasil e no mundo e debater sobre a importância do trabalho coletivo, o papel do grupo na sociedade e o papel de cada um dos participantes nos projetos do grupo .
Fotos dos/as participantes do encontro nos diversos momentos das atividades propostas para o grupo.

[NOTÍCIAS]

MOÇÃO DE PROTESTO À PROPOSTA DE REVISÃO DA PNEEPEI Foi aprovada no Encontro da Rede Regional pela Educação Inclusiva – América Latina (RREI), que ocorreu em Buenos Aires, nos dias 5 e 6 de setembro de 2018, a Moção de Protesto à proposta de revisão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI . Essa Moção, deliberada em atenção ao pedido desta Federação, representada na oportunidade pelo Sr. Aristogiton Moura, membro do Comitê de Educação da FBASD, foi encaminhada ao Ministério da Educação hoje, 14/09. Veja a íntegra do documento AQUI.
Centro de Ensino Especial 01 do Gama
REPRESENTAÇÃO DA FEDERAÇÃO DOWN CONTRA A REFORMA DA PNEEPEI A Federação Down protocolou uma representação na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) quanto à revisão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva empreendida pelo MEC, tendo em vista que a forma de sua tramitação não permitiu que a sociedade pudesse dela participar de forma ampla e abrangente e pelo fato de haver na proposta, a volta da escola e classe especial, o que se constitui como um retrocesso em relação às políticas púbicas inclusivas preconizadas pela Convenção da ONU e da LBI em relação aos direitos e garantias das pessoas com deficiência de se matricularem em escolas inclusivas. No dia 16/09 saiu uma matéria no Correio Braziliense, sobre esta representação da Federação Down contra a reforma da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que o MEC pretende realizar até o final deste ano. Confira AQUI   REITERAÇÃO DE SOLICITAÇÃO FEITA AO MINISTÉRIO DA SAÚDE  DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA Em setembro deste ano, a presidente da Federação Down esteve em reunião no Ministério da Saúde quando protocolou um oficio reiterando solicitação feita em fevereiro de 2017, quanto à considerar o nascimento de pessoa com síndrome de Down evento de notificação compulsória, com os devidos exames cromossômicos e de clínica médica.     JÉSSICA MENDES FOTÓGRAFA OFICIAL DA CONFERÊNCIA ATIVA21 Jéssica Mendes, vice-diretora regional da Federação Down foi a fotógrafa oficial do evento Conferência aTiva21 organizado pela @Ativa21 que aconteceu dias 21 e 22 de setembro em São Paulo. Além de ser responsável pelas fotos ela também participou da roda de conversa sobre Inclusão no mercado de trabalho.
Capa do programa do Congresso Internacional sobre Síndrome de Down em Glasgow, Escócia
APRESENTAÇÕES DO WDSC Compartilhamos com vocês as apresentações do Congresso Internacional sobre Síndrome de Down (WDSC) que aconteceu em julho de 2018 em Glasgow, Escócia. São temas de grande relevância e variedade. Confira AQUI. Agradecemos a Claudia Moreira do Instituto Alana, que compilou e disponibilizou todo este material.     SITE NOVO NO AR! Este é o novo site da Federação Down. Contamos com sua contribuição para melhorias sempre. Navegue, curte, compartilhe! Sugestões envie para federacaodown@federacaodown.org.br

[ACONTECE]

CICLO DE WEBINARS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GRATUITO. O ciclo oferecerá 5 webinarios que abordam diferentes temas relevantes para avançar na construção de sistemas educativos inclusivos. Nota importante: os horários correspondem a Washington DC, de modo que as pessoas interessadas devem checar a hora em seu respectivo país/cidade e conectar-se no momento correto. Para confirmar sua participação a todos ou em alguns deles complete o seguinte formulário: https://goo.gl/GBxhq6 . As pessoas que se inscreverem receberão nos dias anteriores a cada webinar instruções para se conectar na plataforma web. Todos os webinars contarão com intérprete da Língua de Sinais Norteamericana (ASL) e serão acessíveis às pessoas com deficiência visual. Realização: Organização de los Estados Americanos (OEA) e Red Regional por la Educación Inclusiva (RREI.Latinoamérica)   CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SÍNDROME DE DOWN (TRISSOMIA 21) – TURMA 2019 Público: Graduados em nível superior em biológicas, exatas e humanas, com enfoque nas áreas da saúde e educação Início do curso: Janeiro/2019 Informações e detalhes: http://www.sindromededown.com.br/?page_id=1768         V CONGRESSO IBEROAMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN Estão abertas as inscrições para o V Congresso Iberoamericano de Síndrome de Down que acontecerá dias 29 e 30 abril 2019 em Cartagena de Indias, Colômbia. Confira todas as informações pelo site: http://www.fiadown.org/web/congreso2019/

Protagonismo e autonomia. É nisso que acreditamos!