8/10/1992

• Durante a realização do I Congresso Brasileiro sobre Síndrome de  Down – São Paulo/SP – organizado pelo Dr. Zan Mustacchi, surgiu  a ideia de se criar uma Federação em razão das pessoas que lá estavam, representando Associações do vários locais do Brasil, relatarem as mesmas dificuldades. Plantada a semente da Federação. Associação UP DOWN de Santos/SP (Antonio Carlos Sestaro) interlocutor.

13/08/1994

• Durante o Primer Congresso Nacional sobre Síndrome de Down –  Buenos Aires/Argentina – decisão de fundar a Federação devido as dificuldades de se congregar tantas pessoas no Brasil – Eleita Diretoria provisória com compromissos de definir missão, objetivos e estatuto social – Presidente: Ruy do Amaral Pupo Filho (Assoc. UP DOWN – Santos/SP) – Primeiro Vice-Presidente: José Eduardo P. Amorim (Assoc. Reviver – Curitiba/PR) – Segundo Vice-Presidente: Maria Thereza Almeida Antunes (ASPAD – Recife/PE) – Primeiro Secretário: Margarida Araújo Seabra de Moura (Assoc. Síndrome de Down do Rio Grande do Norte – Natal/RN) – Segundo Secretário: Filomena de Fuccio Aguiar (Assoc. Família Down – Belo Horizonte/MG).

16/06/1995

• Durante o Segundo Encontro Mineiro sobre Síndrome de Down – Belo Horizonte/MG – Eleita a primeira Diretoria Efetiva – Presidente: Maria Madalena Nobre Mendonça (Assoc. Pró-Down – Brasília/DF) – primeiro Vice Presidente: Antonio Carlos Sestaro (Assoc. UP DOWN – Santos/SP) – segundo Vice Presidente: Maria Thereza Almeida Antunes (ASPAD – Recife/PE) –  Primeiro Secretário: Margarida Araújo Seabra de Moura (Assoc. Síndrome de Down do Rio Grande do Norte – Natal/RN) – Segundo Secretário: Maria Isabel Garcia (Assoc. Família Gaúcha Down – Rio Grande/RS).
  • Os primeiros anos da instituição foram dedicados à estrutura organizacional, administrativa e de infraestrutura, tendo sido requerido nesse período, junto à Receita Federal, o CNPJ de  Nº 00.871.306/0001-13.

1996

• A Federação tomou posse no Conselho Consultivo da CORDE- Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência/SEDH/PR, substituído atualmente pelo CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o intuito de defender os direitos das pessoas com deficiência e de contribuir para a elaboração das políticas públicas, em que envolvidas essas pessoas.

1997

• setembro – realizado o II Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down e I Encontro Latino Americano – Brasília/DF (realização da    Federação + apoio Associação Pró Down).

1998

• Foi assinado um Contrato de Comodato junto à Secretaria de Patrimônio da União, fundamental para estabelecer a sede da Federação em Brasília.

1999

• Foi concedido à entidade o Título de Utilidade Pública Federal, pelo Ministério da Justiça, publicado no DOU de 26 de outubro do mesmo ano.
  • Tomou posse no CONADE/SDH/PR – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão superior de deliberação colegiada.
  • Em pouco mais de 3 anos de sua fundação, a Federação já contava com um total de 40 entidades, distribuídas geograficamente em 4 regiões.

2000

• Somavam 46 associações e mais 11 entidades em formação, das quais 6 estavam localizadas na Região Norte.
  • novembro – realizado o III Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down – Curitiba/PR (realização da Federação + apoio Associação Reviver Down).

2001

•  maio – realizada a I Oficina sobre Revisão do Ordenamento Jurídico e Conceitos na deficiência mental – Brasília/DF.
  •  agosto – realizada a II Oficina sobre Revisão do Ordenamento Jurídico e Conceitos na deficiência mental – Brasília/DF.

2004

• A entidade passou a ter assento no Conselho Nacional da Saúde-CNS, do Ministério da Saúde, órgão de deliberação colegiada que trata das políticas de atenção às pessoas com deficiência, no âmbito da saúde.
  • março – realizado o I Seminário da Região Sudeste sobre Síndrome de Down – Santos/SP.
  • setembro – realizado o IV Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down – Salvador/BA (realização da Federação + apoio Associação Ser Down).

2006

• março – realizado I Seminário de Capacitação de Gestores e Profissionais em Síndrome de Down – Cachoeira do Sul/RS.
  • março – criado o Dia Internacional da Síndrome de Down pela Down Syndrome International (21/3).
  • Realizados 6 (seis) Cursos de Capacitação de Professores na Educação Inclusiva – João Pessoa/PB – Salvador/BA – Recife/PE – Manaus/AM – Fortaleza/CE – Belém/PA.

2007

• março – Dia Internacional da Síndrome de Down no Senado Federal – (organização Cerimonial do Senado e Instituto MetaSocial + apoio da Federação)

2008

• setembro – realizado o V Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down – Londrina/PR (realização: Associação APS + Reviver Down + apoio da Federação).

2011

• novembro – oficialização do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU, por iniciativa brasileira, com apoio da Federação.

2012

• março – I Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU em Nova York, com participação de Thiago Rodrigues e Tathi Piancastelli (organização da Missão Brasileira junto à ONU, Movimento Down e Carpe Diem + apoio da Federação).
  • outubro – realizado o VI Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down – Recife/PE (realização: ASPAD + apoio da Federação).

2013

• março – II Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU em Nova York, com participação de Breno Viola (organização da Missão Brasileira junto à ONU, Down Syndrome International, Movimento Down + apoio da Federação).
  • março – lançamento das Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down (realização do Ministério da Saúde + apoio da Federação) e sua versão em linguagem simples, acessível às pessoas com deficiência com deficiência intelectual (realização do Movimento Down).

2014

• março – III Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU em Nova York, com participação de Débora Seabra (organização da Missão Brasileira junto à ONU, Down Syndrome International, Movimento Down e Carpe Diem + apoio da Federação).

2015

• março – IV Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU em Nova York, com participação de Thiago Rodrigues e Tathi Piancastelli (organização da Missão Brasileira junto à ONU, Movimento Down e Carpe Diem + apoio da Federação).
  • março – realizada a III Oficina sobre Revisão do Ordenamento Jurídico e Conceitos na deficiência mental – virtual.
  • outubro – realizado o VII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down e II Encontro latino Americano – Curitiba/PR (realização: Reviver Down + apoio da Federação).

2017

• março – II Evento com Auto-defensores pelo Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU em Genebra, com a participação de Samuel Sestaro (organização da Missão Brasileira junto à ONU, Movimento Down + apoio da Federação).
  • outubro – realizado o VIII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down – Maceió/AL (realização: Instituto Amor 21 + apoio da Federação).

EM CONSTRUÇÃO