O Instituto Serendipidade é uma ONG que atua com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Trabalhamos ativa e voluntariamente para que a inclusão não seja vista como PROBLEMA, mas sim como SOLUÇÃO. Nossas iniciativas buscam mostrar os benefícios que a INCLUSÃO oferece a TODOS que com ela se envolvem, de forma que ela não seja encarada como CARIDADE.

 

Realizamos um importante trabalho de comunicação, conscientização e informação acerca de temas ligados à “inclusão”, direcionado tanto a famílias de pessoas com deficiência, quanto a pessoas sem deficiência, de forma a acabar com os preconceitos existentes em nossa sociedade. Adicionalmente, a ONG concentra esforços para “fomentar ocasiões de convívio inclusivo”, de modo que todos tenham a oportunidade de experimentar a diversidade, entendendo as vantagens oferecidas a todos que com ela convivem.

 

A atuação do Serendipidade se dá, em todo o Brasil, a partir de programas próprios e de uma extensa rede de entidades parceiras em todo o Brasil, para os quais são oferecidos apoios operacionais, estratégicos (gestão) e financeiros. Os programas próprios do Serendipidade são:

 

1) Projeto Laços (www.serendipidade.org/lacos): Iniciativa de acolhimento de Pais e Mães para o “momento da notícia” do diagnóstico da síndrome de Down de seus filhos

2) Programa de Iniciação Esportiva: Para crianças de famílias de baixa renda de 3 a 8 anos com síndrome de Down, objetivando o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e contribuindo para uma infância mais saudável e mais inclusiva

3) Programa de Envelhecimento: Atendemos gratuitamente 60 adultos e idosos com deficiência intelectual, desenvolvendo programas de bem estar e contribuindo para o envelhecimento (que lhes é precoce em função da condição) saudável e para o desenvolvimento de protocolos de atendimento à esta parcela da população (invisível para a sociedade até pouco tempo)

 

Para conhecer as entidades parceiras apoiadas, acesse: http://serendipidade.org/arrecadacao .

Conheça mais sobre o Projeto Serendipidade, acessando http://serendipidade.org

Mais Informações: