capa do guia escola para todos. menino com mão erguida para cima, segurando pelo de xadrez gigante.

capa do guia escola para todos. menino com mão erguida para cima, segurando pelo de xadrez gigante.

O Guia “Escola para todos – Educação Inclusiva: o que você precisa saber?” foi criado pelo Movimento Down para orientar famílias e educadores sobre o direito à educação inclusiva e como garanti-lo.

Nele você vai saber como funciona uma escola inclusiva, pública ou particular, e quais são as funções dos profissionais envolvidos na educação do estudante.

Explicamos as práticas para uma educação inclusiva e mostramos o caminho das pedras que leva até o ensino de qualidade.

Falamos da importância do diálogo, peça fundamental para que a relação de todos envolvidos flua para o benefício do estudante.

E dos meios para garantir o direito a uma educação inclusiva de qualidade.

A parte relacionada às leis é bem clara, como uma seção “pode e não pode” e o “passo a passo” sobre o que fazer caso o estudante tenha algum direito desrespeitado.

Por fim, incluímos o capítulo sobre educação da LBI em Linguagem Simples, e listamos referências e dicas práticas para remover as barreiras ao aprendizado.

Esperamos que este guia fortaleça famílias e educadores para seguirem buscando e alcançarem uma escola que seja realmente de todos!

O Guia Escola para Todos 2a. edição foi elaborado por Patricia Almeida e Gonzalo Lopez, teve revisão editorial de Luciane Fridschtein, Rachel Botelho, Karina Icasatti, e Sandra Kiefer, e colaboração de Cleo Bohn, Liliane Garcez, Adrianna

Reis e Bianca Ramos. O Guia conta com o apoio da Federação Down, Grupo Juntos, Paratodos, Instituto Jô Clemente e Instituto Lagarta Vira Pupa.

2a edição

“Escola para todos – Educação Inclusiva: o que você precisa saber?” é a segunda edição, revista e ampliada, do Guia ” Escola para todos – Educação inclusiva: o que os pais precisam saber” que foi lançado pelo Movimento Down em 2014, antes da vigência da Lei Brasileira de Inclusão.

A LBI trouxe várias novas orientações sobre educação para estudantes com deficiência. Por isso, a primeira coisa que fizemos ao elaborar este guia foi a adaptação do texto da Lei Brasileira de Inclusão para Linguagem Simples. Linguagem Simples é uma técnica que facilita o acesso à informação, e um recurso de acessibilidade para pessoas com dificuldade de leitura. Além da simplificação do texto e do desenho da informação, um grupo de validação formado por pessoas com dificuldade de leitura precisa confirmar que entendeu o material.

Agradecemos aos colaboradores do grupo LBI Fácil, Patricia Almeida, Lara Pozzobon, Juliana Righini, Michelle Pereira, Katia Fragoso, Tania Mara da Rocha, Rita de Cassia Oliveira Gomes e Claudia Capelli e à equipe de validação, coordenada por Juliana Righini, que contou com Laura Negri e Fernando Moreira Barbosa .

Realização: Movimento Down, com apoio da Federação Down, Grupo Juntos, Instituto Jô Clemente, Instituto Lagarta Vira Pupa e Paratodos.

Veja a live de lançamento do Guia, no Youtube da Federação Down, com a participação de:

  • Patricia Almeida – Movimento Down
  • Sandra W Kiefer – Adolescemos & Seguimos
  • Vicente Fiorentini – Federação Down
  • Roseli Olher – Instituto Jô Clemente
  • Carolina Nadaline – Instituto Lagarta Vira Pupa
  • Paula Ramos – Grupo Juntos
  • Angelica Pretto – intérprete de Libras
 

Descrição da imagem: Capa do guia escola para todos. Menino com a mão erguida para cima com outras crianças ao fundo.

Baixe o Guia aqui:

Escola-para-todos

Quem Somos

Leave Comment