NOVA DIRETORIA FEDERAÇÃO DOWN Em 1º de maio de 2019 foi empossada a nova diretoria executiva e conselho fiscal, confira AQUI a nova composição! Abaixo está uma mensagem do novo presidente, Antônio Carlos Sestaro: “Antes de tudo, não poderia deixar de agradecer a confiança pela minha eleição como novo Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down para o próximo triênio que se inicia em 1º de maio de 2019 até 30 de abril de 2022. Nosso momento, como sempre foi, deverá ser de união de todos os envolvidos nesta causa, que é a garantia e avanços dos direitos adquiridos e de qualidade de vida para as pessoas com Síndrome de down. Estamos passando por um momento de propostas de mudanças de políticas públicas (Reforma da Previdência), que se aprovadas como estão, irão afetar diretamente a vida das pessoas com deficiência, para pior. Clamo a todos e a todas que se aproximem da Federação: Associações, Entidades jurídicas, Movimentos Sociais, entre outros, para que, fortalecida, a Federação tenha voz no Congresso Nacional, e ainda, como Conselheiro no CONADE, para apresentar nossas considerações sobre as mudanças propostas e continuar caminhando em respeito, em especial ao preconizado na Convenção Internacional da ONU, na Lei Brasileira de Inclusão e na nossa Constituição. A Federação conta com o seu apoio para seguir cumprindo nossa principal meta, de defender e garantir os direitos das pessoas com síndrome de Down e demais deficiências, atuando em âmbito nacional, junto aos Poderes Públicos. Por fim, pedimos a todas nossas filiadas que, mobilizem os pais, familiares e pessoas envolvidas em nossa causa e mais, indiquem outras entidades de seu conhecimento para conhecer a Federação. Estaremos sempre dispostos a recebê-los. Vamos fortalecer ainda mais esta rede.

[NOTÍCIAS]

PARTICIPAÇÃO DA FEDERAÇÃO DOWN NO FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. No dia 27/05 aconteceu o Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com síndrome de Down, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Federação Down foi representada pela Ana Claudia M. de Figueiredo, membro do Comitê Jurídico desta Federação e falou sobre Capacidade Jurídica da Pessoa com síndrome de Down. Participou também a Jéssica Mendes de Figueiredo coordenadora do grupo Autodefensoria Federação Down que falou sobre como surgiu o grupo, os objetivos, as atividades, etc.; e Vinícius Streda, também coordenador deste grupo, falou sobre a inclusão social e igualdade. Além deles houve apresentação de outros 3 palestrantes, Ian (esportista), Bruna Camargo (estudante e dançarina de street dance) e Liane Collares (Diretora da Associação DF Down). Confira o vídeo completo da participação deles no link do Canal Auditório Direitos Humanos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=mcdCdOyBipM Fala da Jéssica nos 21min40s. Fala do Vínicius 33min20s.
Participantes da reunião com o Relator posam para a foto.
A REDE BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O MOVIMENTO DE MÃES EM DEFESA DOS SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA ENTREGAM AO RELATOR DA REFORMA SUAS JUSTIFICATIVAS PARA MODIFICAÇÕES NA PEC6/2019 A Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a qual a Federação Down faz parte, e o Movimento de Mães em Defesa dos seus Filhos com Deficiência entregaram ontem ao relator da reforma, deputado Samuel Moreira, documento com a análise da PEC 6/2019 e outro com as justificativas para o acolhimento das emendas apresentadas pelos parlamentares Érika Kokay, Eduardo Barbosa e Tereza Nelma. Confira a matéria completa no site da AMPID.
Cleo Bohn, Diretora de Comunicação e Ana Claudia M. de Figueiredo, membro do Comitê Jurídico da Federação Down na Audiência sobre o Censo 2020.
CENSO DEMOGRÁFICO DE 2020 E O MAPEAMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL A Federação Down, representada por Cleunice Bohn (Diretora de Comunicação) e Ana Claudia Mendes de Figueiredo (Comitê Jurídico), participou da Audiência pública sobre o Censo Demográfico de 2020 e o mapeamento das pessoas com deficiência no Brasil, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. A inclusão de detalhamento no CENSO do IBGE sobre essa população tem como objetivo, em última análise, a implementação e efetivação de políticas públicas destinadas à inclusão das pessoas com síndrome de down e à promoção de igualdade de oportunidades. Veja nota completa sobre o encaminhamento de ofício à Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, solicitando que o a mesma fizesse, via indicação, pedido para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inclua, a partir do próximo censo, informações sobre pessoas com síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21). SAIBA MAIS AQUI.   MOBILIZAÇÃO PELA DEFESA DOS DIREITOS A Federação Down mobilizou associadas, entidades, pessoas e grupos do movimento em defesa da pessoas com deficiência para ampliar a divulgação sobre o prejuízo às pessoas com deficiência, na Medida Provisória 871/2019 (que trata do “combate a irregularidades em benefícios previdenciários”). O Executivo incluiu vários dispositivos que traduzem grave restrição de direitos previdenciários e assistenciais para essa população. Para evitar tais prejuízos, foram apresentadas várias emendas por parlamentares diversos. Entre essas, tem-se ciência das apresentadas pela Senadora Mara Gabrilli, algumas das quais não foram acolhidas pelo Relator, Deputado Paulo Eduardo Martins. LEIA MAIS.   ESTAMOS COM NOVIDADE EM NOSSO SITE! Além de você, associada da Federação Down, ter este espaço em nosso Boletim, agora tem também um espaço em nosso site para divulgação de eventos. Envie seus eventos para federacaodown@federacaodown.org.br !! Vamos compartilhar o que acontece pelo Brasil. Vamos disseminar informação e diversão. Confira: http://federacaodown.org.br/eventos/

[DIVULGUE AQUI]

Este é um espaço para você, associada da Federação Down, divulgar notícias, atividades, histórias, etc. Envie para federacaodown@federacaodown.org.br até dia 25 de cada mês e publicaremos em nosso Boletim!

Protagonismo e Autonomia. É nisso que acreditamos!